Dados do processo:

Bomba:
Marca Waukesha Cherry-Burrell – Modelo 180 Série 2 Universal
Indústria:
Processamento de Carne de Frango (carne mecanicamente separada ou CMS).

Problema

Bombear carne viscosa com fragmentos de ossos.

Solução

No processamento de carne de frango, geralmente há a necessidade de bombear emulsões viscosas de carne residual, pele e fragmentos de ossos. A carne residual é utilizada para fabricar linguiças de carne de frango ou salsichas, e é semelhante às emulsões geralmente relacionadas à fabricação de linguiças de carne bovina. Neste caso específico, uma grande processadora de frangos demandou uma bomba capaz de processar uma faixa de 1.580 a 4.080 kg por hora dos resíduos de carne de frango, com viscosidade de 30.000 cps a 10ºC. O modelo U2-180 da marca Waukesha foi selecionado para o processo, rodando entre 20 e 60 rpm com pressão de descarga na casa dos 400 psi.

A bomba U2-180 tem o design robusto necessário para aplicações de alta pressão; são eixos com diâmetro amplo, rolamentos e engrenagens, junto com rotores de metal sólido, que permitem que a bomba atenda a esta função de bombeamento com alto torque. Os rotores, no estilo pistão circunferencial externo (“ECP”), com amplas folgas de cruzamento e formato de gravata borboleta, eliminaram os problemas de tempo que ocorriam com as bombas anteriormente instaladas, e minimizaram o desgaste pelo efeito abrasivo dos fragmentos de ossos.

Vantagens e benefícios• Capacidade CIP disponível. O corpo da bomba tem um perfil plano interno opcional para drenagem completa quando aplicada com conexões na vertical;
• Rotor e perfuração do cubo do corpo opcionais podem ser fornecidos para aplicações difíceis de limpeza CIP;
• A tampa é de drenagem total nas posições de conexão horizontal ou vertical;
• Conexão rotor/eixo vedada a partir da área do produto;
• Selo mecânico simples padrão. Selos mecânicos duplos opcionais também disponíveis;
• Opcional de lavagem de selo: áreas de vedação interconectadas para melhorar a circulação e a drenagem do fluido de lavagem do selo; Steam-In-Place também opcional;
• Caixa de engrenagens em aço inoxidável opcional nos modelos 006 a 370;
• Design asséptico (opcional).

A Instruval Equipamentos oferece serviços de manutenção e assistência técnica certificada pela SPX FLOW, além de uma equipe especializada, estrutura completa dedicada ao atendimento e distribuição, com amplo estoque de bombas pneumáticas e peças sobressalentes.

Acesse nosso site ou entre em contato através do número 4227-9797 e venha conhecer um pouco mais sobre este equipamento!