Saiba como uma bomba pneumática HDB 2″ otimizou o processo de uma grande empresa química

Dados do processo:

Bomba:
Bomba pneumática Sandpiper HDB 2″ Esferas para serviço pesado
Indústria:
Empresa química especializada, que produz um amplo leque de materiais, químicos e fibras avançadas para uso diário.

História

A empresa química procurou diversas tecnologias de bombeamento para alimentar a máquina de envase necessária em sua aplicação, e selecionou a bomba pneumática de diafragmas Sandpiper da linha HDB – Esferas para Serviço Pesado. A HDB possui um disco de desgaste entre os diafragmas e os pratos (para prolongar a vida útil dos diafragmas) e seu projeto com esferas mais pesadas atendem a aplicação. O sistema que eles construíram utilizando as bombas Sandpiper permitiu que eles rodassem pequenas bateladas. As bombas HDB que eles usaram tem por característica um design que possibilita menor percurso do fluido dentro do equipamento, desta forma diminui o estresse causado nos diafragmas, eixo e válvula que podem ser danificados em outras bombas AODD para serviço padrão.

Problema

O cliente queria a capacidade de produzir lotes menores de um produto, mas a viscosidade e propriedades deste produto tornavam o bombeamento muito difícil. Eles precisavam de uma bomba de engrenagem para medir a produção no sistema. O problema era alimentar esta bomba de engrenagem com o fluido, com pressão e fluxo constantes. Eles também queriam que isso fosse feito sem incorporação de ar, e, economicamente, com o menor número possível de controles.

Solução

A bomba pneumatica HDB 2” de Válvula Esférica da Linha Pesada da Sandpiper foi selecionada para este produto espesso e abrasivo. Os componentes pesados fundidos em aço inoxidável, junto com elastômeros EPDM foram utilizados para serem quimicamente compatíveis com o produto. A corporação instalou a bomba HDB2 transparente de Diafragma Duplo Operado a Ar (AODD), para alimentar a bomba de engrenagem existente. Os equipamentos Sandpiper são operados a ar e têm uma taxa de 1:1, de modo que não são necessários controles elaborados nem sistemas de alívio para sua instalação

Características da bomba HDB – Esferas para Serviço Pesado

Buchas de êmbolo da linha pesada, e pinos atuadores são projetados para suportar aplicações severas
● As pastilhas de desgaste do diafragma são instaladas entre o diafragma e a placa externa do diafragma, fornecendo uma superfície de desgaste secundária que prolonga a vida útil do diafragma.
● Componentes mais espessos e robustos fundidos fornecem resistência prolongada ao desgaste.
● As esferas balanceadas da válvula de descarga são 30% a 60% mais pesadas do que as esferas sólidas de borracha, permitindo um enchimento mais consistente da câmara.

Especificações técnicas:

Tamanhos: 1 – 4” (25 – 102 mm) VAZÃO: 42 – 300 GPM (159 – 1136 LPM)
Passagem de sólidos: .25 – .875” (6 – 22 mm)
Deslocamento: .9 – 2.0 galões (.34 – 7.6 litros)
Construção: Alumínio, Ferro fundido, Aço inoxidável, Liga C
Elastômeros: (Diafragmas, Esferas de verificação, Assentos) Nitrilo, Neoprene, Santroprene®, PTFE, Fluorocarbono, Hytrel®, EPDM

A Instruval Equipamentos oferece serviços de manutenção e assistência técnica certificada pela Sandpiper, além de uma equipe especializada, estrutura completa dedicada ao atendimento e distribuição, com amplo estoque de bombas pneumáticas e peças sobressalentes.

Acesse nosso site ou entre em contato através do número 4227-9797 e venha conhecer um pouco mais sobre este equipamento!